segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jornada de História da Ciência e Ensino

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a II Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.

Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.

Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num primeiro momento desse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua segunda edição. Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.

Dessa forma, esta Jornada também foi estruturada de modo a propiciar um amplo espaço de discussão de tendências e propostas, de troca de experiências, para contribuir na construção de interfaces entre história da ciência e ensino. Ao mesmo tempo, com os mini-cursos ministrados por especialistas em história da ciência, procuramos responder a uma constante solicitação dos professores.

Mais informações.

Nenhum comentário: