quarta-feira, 18 de março de 2009

Quase Pauling... mais uma vez


Nada melhor do que inaugurar o blog com um post de um caso interdisciplinar pensando em um físico, um grande químico e um biólogo, foram eles: Francis Crick (1916 - 2004)Linus Pauling (1901 - 1994) James Watson (1928 -). Bom, e o que os três tinham em comum além do reconhecimento de hoje? O DNA, pra ser mais específico, ambos participaram da corrida pela estrutura da molécula de DNA,  há vários outros é claro, mas hoje resolvi destacar Pauling em homenagem  a uma das colaboradoras do blog (hehehe).

Antes da proposta feita por Watson e Crick sobre o modelo da dupla hélice havia outros diversos, e logo Pauling cometeu um erro que justamente ele não poderia ter cometido, para discorrer sobre a natureza do DNA ele propôs que os grupos fosfatos seriam neutros ao invés de ácidos, também elaborou o modelo de DNA como hélice, porém era uma tripla hélice... Talvez isto se deva ao fato de ele não ter tido o acesso ao material de Rosalind Franklin e Maurice Wilkins do King’s College, quando Pauling tentou vê-las num congresso na Inglaterra ele teve seu passaporte retido pelo Departamento de Estado dos EUA por suspeitarem que ele era adepto ao comunismo. Muitos dizem que se ele não fosse barrado talvez os nomes de Crick e Watson não seriam tão citados como hoje.

Onde encontram-se os manunscritos (digitalizados) de Linus Pauling relacionados à corrida para a descoberta da estrutura do DNA]



Um comentário:

Alcione Torres disse...

Obrigada pela homenagem! hehehehehe